segunda-feira, 8 de agosto de 2016

TAOÍSMO


Lao Tsé , fundador do Taoísmo
           
Vida de Lao-Tsé (531 – IV a.C.?) ou (1408-1324 a.C.?)

Lao Tsé nasceu 531 a.C., 48 anos antes ...de Buda e morreu no século IV a.C. Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu são todas pronúncias ocidentalizadas para o título do misterioso personagem da filosofia antiga chinesa. Isso significa que Lao-Tsé não é um nome, significa "grande senhor" ou "velho mestre". O nome real de Lao tze seria Li Er ou Lao Dan.

De acordo com a tradição, ele viveu no século VI a.C. Porém, há os que afirmam que Lao Tsé viveu dois séculos depois, em uma época conhecida como Cem Escolas de Pensamento.
           
História de Lao Tsé segundo o cânon religioso taoista


O bebê Lao Tsé e sua mãe

Na introdução de sua tradução do "Tao Te Ching: O Livro do Caminho e da Virtude", Wu Jyh Cherng comenta a biografia de Lao-Tsé.

Conforme os registros do cânon religioso taoista, "Lao Tse teria nascido na província de Na Hue, na cidade de Guo Yang, no 25º dia da segunda lua do ano Ken-Tzen da era Wu-Tin (no período entre 1324 a.C.  1408 a.C.)."

Segundo a mesma fonte, seu pai seria um famoso alquimista da dinastia San que viveu mais de cem anos. Sua mãe e mestra o teria concebido ao engolir uma pérola de luz, e sua gestação teria demorado 81 anos.

"Lao Tse nasceu do lado esquerdo das costelas da sagrada mãe, no jardim da família, sob uma árvore de nome Li (ameixeira), com cabelos brancos e orelhas grandes. Por isso, recebeu o nome de Lao Tse (filho velho) e Li Er (orelha grande da ameixeira)." A união dos termos chineses para 'velho' e 'criança' em seu nome justificam seu título de 'Senhor do Fim e do Princípio'.

Foi convidado pelo rei Wen para ser o responsável pela biblioteca real e assumiu o cargo de historiador real até o 19º dia da quinta lua do 25º ano da era do rei Zhao, ano em que "iniciou sua grande viagem para o Ocidente”, com intuito de chegar aos reinos da atual Índia, Afeganistão e Itália.

Durante a viagem, permaneceu algum tempo na fronteira de Yü Men e aceitou o oficial-chefe da fronteira como discípulo. Ditou-lhe vários escritos, entre eles o Tao Te Ching.

Até este ponto, temos a história mais divulgada sobre a vida do autor do Tao Te Ching. A continuação desta história registrada no cânon taoista não é tão conhecida.
                       

Lao Tsé representado como divindade taoista

Ainda segundo o texto de Wu Jyh Cherng:

"Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu."

"Após sua ascensão, retornou novamente à terra encarnado como filho único do senhor Li Po Yang da província Shu." Seu discípulo Yi Shi, o oficial da fronteira, o reencontrou na aldeia da família Li.

Diante dele, a criança de três anos de idade revelou sua verdadeira imagem. Seu corpo cresceu, transformando-se em luz dourada branca. "Lao Tsé pronunciou mais um ensinamento: o Tratado Maravilhoso do Princípio Solar do Tesouro do Espírito (Ling Bao Yuan Yang Miao Ching).

Após concluir seu ensinamento, os duzentos membros da família Li subiram ao céu, seguidos por Lao Tée e Yi Shi. Isso aconteceu no dia 28 de abril de 1118 a. C.".

"Depois do segundo nascimento e ascensão, Lao Tse ainda retornou inúmeras vezes para transmitir os ensinamentos e para ordenar as novas tradições. Por isso, é chamado pelos taoistas como Sublime Patriarca do Caminho. (CHERNG, W. J. Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude de Lao Tse. Editora Mauad. 1996).

 Doutrina de Lao Tsé

Alguns Shiji, que são registros dos historiadores, que foram feitos pela dinastia chinesa Han, cerca de 400 anos depois da época de Lao-Tsé, trazem um pequeno relato sobre o pensador. Segundo o Shiji, Lao nasceu em Chu (atual Luyi), na província de Henan.

Porém, alguns pesquisadores modernos declaram que Lao Tsé nunca existiu, sendo apenas uma criação dos fundadores da escola filosófica (daojia) e da tradição religiosa (daojiao).

Lenda ou mito, os ensinamentos de Lao Tsé ultrapassaram as fronteiras da China e o taoísmo se espalhou pela Ásia, sendo assimiladas como uma tradição de vida. Além disso, nos anos 1900, uma tradução do “Tao” (caminho) em latim foi parar na Inglaterra, o que resultou na disseminação das palavras de Lao-Tsé no Ocidente e foram incorporadas, inclusive, na linguagem política.

É possível ver, hoje em dia, vários livros que resgatam o pensamento de Lao Tsé, mostrando a relevância de suas palavras, mesmo para que os duvidam de sua existência.
A sua existência influenciou toda a cultura e a filosofia chinesa. Até hoje é reconhecido pelos eruditos como um dos maiores filósofos da humanidade.
Por isso, depois da Bíblia, o Tao Te King - o livro de poemas deixado por Lao Tsé - é o que teve maior número de exemplares publicados e trazidos para o mundo todo (só em inglês existem mais de 40 traduções).

Lao Tsé fala no poema 67 do Tao Te King: “Eu tenho três tesouros: compaixão, moderação e humildade”:

Compaixão:

A  compaixão é o amor ao próximo. O coração do homem deve a...prender do coração do céu. O coração do céu não tem intenção de agir, mas age suavemente e de forma circular. O valor do homem está em refletir o seu brilho através dos outros.
LaoTsé diz:

“quanto mais o seu coração é de amor ao próximo; quanto mais você doa para o seu semelhante; mais e mais você recebe do céu. Não é uma questão de virtude, mas sim de discernimento”.

O amor ao próximo está no reconhecimento da mãe natureza que se torna à base de toda a sua existência. No poema 20  Lao Tsé fala desse reconhecimento e da busca do alimento da mãe natureza.
 
Na visão taoista, a constituição do homem é idêntica a da natureza. Portanto, a compaixão está em não contrariar a natureza, harmonizar-se com ela e ajudar o seu semelhante a fazer o mesmo.

Moderação:

A moderação é a preservação dos três tesouros presentes no ser humano, que foram doados pelo céu e pelos nossos pais: essência, energia e espírito.

O poema 10 de Lao Tsé fala para se abraçar os três tesouros e não se desligar deles, ou seja, não dispersar essas três preciosidades. Ele está se referindo à prática do “abraço do universo”, que é uma das posturas básicas dos treinamentos taoístas. 

Nesse abraço o praticante sente um calor no baixo-ventre, seu centro inferior, resultado da geração da essência, que vai prolongar a vida e eliminar as doenças.

Também, nesse abraço, o praticante pode chegar a serenidade, onde o espírito é desperto. A espiritualidade desperta o ser e rompe barreiras do seu pequeno mundo.
Por isso, a prática do “abraço do universo”, em pé, e do “abraço do Tai Chi”(Yin-Yang) , sentado, são treinos do espírito. Externamente o espírito se expressa em seu estado de ânimo e quando o espírito é forte o corpo é saudável.

Isso caracteriza o Taoísmo porque fala da manutenção do corpo físico e do fortalecimento do espírito.

Lao Tsé, ainda no poema 10, diz que na moderação são necessárias a suavidade e a serenidade.
 
No poema 76 fala: “treinando a suavidade o homem pode ter uma vida duradoura; endurecendo caminha para a morte”.

Humildade

A humildade é não entrar em disputas. Dar o lugar à frente para o outro, não ter orgulho, só assim poderá estar aprendendo sempre. Retornando ao poema 67, Lao Tsé diz:

“Desprezar a humildade é querer liderar sem ficar para trás e isso só conduz à morte”


Yin – Yang: complementaridade e harmonia

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