O Islã é a mensagem celestial que Deus
revelou ao profeta Mohammad ibn Abdallah (S.A.A.S.: Salla
Allahu 'aleihi wa Alihi wa Sallam: "Deus saudou-o e a sua Família e
os abençoou ou A paz esteja com ele”) através do anjo Gabriel. É o resumo de todas as mensagens
celestiais e tem como base o Alcorão Sagrado. O objetivo desta mensagem é ligar
Deus ao ser humano e este a Deus, e baseado nisso, ele preenche todos os campos
da vida humana.
O
Islã tem dois aspectos: o espiritual e o jurídico. Por isso, ele está
relacionado com todos os campos da vida, tanto materiais quanto espirituais. A
dimensão espiritual do Islã consiste em:
O Monoteísmo
O
Islã sempre pregou e confirmou o Monoteísmo e negou qualquer tipo de divindade
criada pelo ser humano. Seu principal lema é "O testemunho sobre a
divindade de Deus, o único". Ele é único, eterno, absoluto, jamais gerou
ou foi gerado e ninguém é comparável a Ele. Por isso, somente Deus é a fonte da
jurisprudência e da legislação que envolvem o ser humano, em qualquer lugar e
época.
A
Casa Sagrada de Deus em Meca, no Hijaz
(Arábia Saudita)
Por meio desta crença, o ser
humano faz uma aliança com o seu Senhor e com a Profecia. Por isso, podemos
dizer que testemunhar que "não há divindade além de Deus" (La ilaha illa Allah) é uma filosofia de
vida e não apenas palavras na língua ou teorias na mente.
A Justiça
A
injustiça é um atributo maléfico e por Deus ser isento deste atributo,
representa a justiça em si e nos convida sempre a praticá-la e a pregá-la, bem
como a verdade. Com isso, combate qualquer tipo de injustiça e opressão dentro
da sociedade. Assim, a Doutrina Islâmica objetiva uma vida cheia de paz e
segurança para toda a humanidade.
Perante
o Islã, não há diferença entre as classes sociais, entre o pobre e o rico, o
subordinado e o soberano, o negro e o branco. O profeta Mohammad (S.A.A.S.)
disse: "Os seres humanos são tal qual o pente, todos os dentes estão
nivelados". Por isso, o Islã condena
o terrorismo em todas as suas formas, seja na figura de uma pessoa, de
grupos ou de um Estado, pois o terrorismo significa a ofensa sobre o direito
dos outros, tanto materiais quanto espirituais.
A Profecia
A Profecia é o meio de comunicação entre o ser humano e Deus. É através dele que são reveladas as jurisprudências divinas para o ser humano. Aceitar o profetismo é uma das crenças mais fortes e importantes da religião Islâmica.
Crer
no profeta Mohammad (S.A.A.S.) é crer em todos os profetas, já que eles foram
enviados com a finalidade de ensinar aos seres humanos o que Deus quer deles, o
que Ele proibiu e autorizou, por isso o segundo testamento mais importante no
Islam é "Testemunhar que Mohammad é o mensageiro e servo de Deus", já
que ele é o último dos profetas e mensageiros e é também o resumo de todos
eles. Foi ele quem nos revelou o Alcorão Sagrado, este que não foi redigido por
ele, mas dito por Deus e revelado ao seu profeta e mensageiro Mohammad (S.A.A.S.)
por intermédio do anjo Gabriel durante 23 anos.
O Imamato
Para que a última mensagem divina revelada pelo concludente dos profetas (S.A.A.S.) continue como foi exposta, foram nomeados e escolhidos, por Deus, doze Imames (i.é, líderes espirituais) e sucessores para dar continuidade à função do profeta Mohammad (S.A.A.S.) de divulgar, proteger e ensinar os fundamentos do Islã para a humanidade.
O
profeta Mohammad (S.A.A.S.) anunciou, sob a ordem de Deus, a vinda destes doze
Imames (A.S.: A. Salamu Alaykum: A Paz de
Allah esteja convosco!) para liderar a Nação Islâmica e para serem protetores e conservadores
desta grande mensagem.
Ele
disse: "Os Imames depois de mim serão doze, o mesmo numero dos apóstolos
de Jesus". A nomeação dos sucessores após sua morte é algo muito relevante
e lógico pelo tamanho da importância que o Islã representa na vida do ser
humano e para que a Nação e a população não entrem em conflito.
O Alcorão Sagrado e o profeta Mohammad
(S.A.A.S.) os nomeiam como Ahlul Bait
(A.S.), que em português significa "Gente da Casa", ou seja, são seus
familiares e seus descendentes (A.S.: Alayhi As-Salaam. "Essa
sigla evoca uma bênção e é anexado aos nomes dos profetas que vieram antes de
Muhammad e os anjos nobres ).
O
Islã crê que o décimo segundo Imam, chamado de "Al-Mahdi", nascido em 868 d.C., está vivo entre nós.
Entretanto, está oculto de nossos olhares. Ele está vivo por um milagre divino,
da mesma forma que o profeta Noé (A.S.), que viveu por mais de mil anos, e o
profeta Jesus Cristo (A.S.), que também vive até agora.
O
Imam (A.S.) observa todos os acontecimentos do mundo e na sua ausência a
liderança pertence aos líderes tementes, sábios, que governam sob o
conhecimento e as jurisprudências Islâmicas, que se baseiam nos ensinamentos do
Alcorão Sagrado e na Tradição do profeta Mohammad (S.A.A.S.).
No
final dos tempos, é justo que a verdade seja vitoriosa e a integridade tome
conta deste mundo. É isto que a humanidade aguarda e deseja. Com a força de
Deus e com a Sua proteção, o Imam Al-Mahdi
(A.S.) será o salvador que aparecerá com a ordem de Deus.
Junto
dele virá o profeta Jesus Cristo (A.S.), que rezará atrás dele. Deus disse no
seu livro Sagrado: "Temos prescrito, nos Salmos, depois da Mensagem (dada
a Moisés), que a terra, herdá-la-ão os Meus servos virtuosos" (Alcorão
Sagrado - 21:105)
O Juízo final
Crer na Ressurreição após a morte, pois Deus fará com que o espírito volte para o corpo, não para viver novamente na Terra, mas para ser julgado e viver eternamente. Assim, Deus nos julgará por nossos atos e nos compensará ou nos castigará.
Recompensará
os fieis, crentes, obedientes e aos seus seguidores o Paraíso estará reservado.
Castigará os infiéis, desobedientes, os injustos e os punirá com o fogo do
Inferno. Isto foi pregado pelos profetas e confirmado por todas as mensagens
celestiais.
É aconselhável, então, ao ser
humano, praticar o desejo de Deus, pois assim seguirá ao Paraíso e não ao
Inferno, uma vez que todos seremos julgados por nossos atos e atitudes.
Depois
da morte, o ser humano não se transforma somente em pó e acaba, mas é julgado
no Dia do Juízo Final e recompensado ou castigado por todas as suas obras,
sejam elas pequenas ou grandes. Deus
disse no Alcorão Sagrado: "Quem tiver feito o bem, quer seja do peso de um
átomo, vê-lo-á; e quem tiver feito o mal, quer seja do peso de um átomo,
vê-lo-á" (99:7-8).
A religião conservada e protegida:
A Religião Islâmica esteve conservada e protegida de qualquer tipo de modificação e desvios e continuará assim para toda a eternidade. Seus princípios e regulamentos nunca foram modificados, desde o dia de sua revelação e permanecerá assim até o Dia do Juízo Final.
Deus, louvado seja, disse no Alcorão Sagrado: "Nós revelamos a Mensagem e somos o seu Preservador" (15:9). Tudo isto atribui força para o Islã prosseguir sua caminhada na vida terrena.
A conservação do Alcorão Sagrado
A conservação desta grandiosa mensagem é resultado da conservação dos versículos do Alcorão Sagrado, que há catorze séculos permanece intacto.
Este Livro Sagrado contém 114 capítulos e 6.348 versículos que tratam dos mais diversos assuntos: históricos, jurídicos, educacionais, sociais, econômicos, políticos, relativos à crença e tudo que está relacionado a esta vida também.
O Alcorão Sagrado foi revelado pelo arcanjo Gabriel ao profeta Mohammad (S.A.A.S.) que, obedecendo a sua função, repassou o conhecimento a toda a humanidade. O Islã não é religião de um povo eleito e muito menos defende este ponto de vista. Todos somos criados por Deus e a Ele retornaremos.
O primeiro sucessor do profeta Mohammad (S.A.A.S.), Imam Ali (A.S.), uniu e registrou, de acordo com a revelação, todo o Alcorão Sagrado revelado por Deus ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.).
A Casa Sagrada de
Deus (Caaba)
Os muçulmanos rezavam, primeiramente, na direção da Mesquita de Al-Aqsa, localizada na Palestina, na cidade de Al-Qods (também conhecida por Jerusalém). Ela é a primeira Qiblah (ou seja, "Direção") das orações dos muçulmanos e o terceiro templo sagrado para o Islã. Porém, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava sendo pressionado pelos judeus pelo fato de os muçulmanos rezarem na direção desta Mesquita.
Por isso, um certo dia, Deus, louvado seja, ordenou que o Profeta se direcionasse à Caaba. Isso foi registrado no Alcorão Sagrado: "Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até uma Qiblah que te satisfaça.
Orienta teu rosto (ao cumprires a oração) para a Sagrada Mesquita (de Meca)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rostos até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e Allah não está desatento a quanto fazem " (2:144).
Entre a Sagrada Mesquita de Caaba e a Mesquita de Al-Aqsa ocorreu a viajem noturna do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Deus disse no seu Livro Sagrado: "Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Meca) e levando-o à Mesquita de Al-Aqsa, cujo recinto bendizemos, para mostrar alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é o Oniouvinte, o Onividente" (17:1) . Este acontecimento milagroso também foi registrado no Alcorão Sagrado e é chamado de Al-Isra'.
Atualmente, todos os muçulmanos do mundo rezam as cinco orações diárias e obrigatórias em direção à Caaba, localizada em Meca, na Arábia Saudita. Esta Casa Sagrada, que foi construída pelo profeta Abraão (Ibrahim) junto com seu filho Ismael (A.S.), é considerada o Templo Sagrado mais antigo da Terra.
Nesta Sagrada Mesquita existe a fonte de água chamada Zam-Zam, que surgiu sob os pés do profeta Ismael (A.S.) e existe até agora. Há também na Mesquita o Maqam Ebrahim - "Recinto de Ibrahim" - que representa o local onde o profeta Abraão (A.S.) orava.
Como também existe Hejer Ismail - "O Canto de Ismael" - onde o profeta Abraão (A.S.) residia com a sua família. Este é o destino de milhões de peregrinos muçulmanos de todos os continentes, em todos os anos. Deus disse no Alcorão Sagrado: "A primeira Casa (Sagrada), erguida para o gênero humano, é a de Bakka (Meca) (2), bendita seja, servindo de orientação para a humanidade. Encerra sinais evidentes: lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela entre estará em segurança.
A peregrinação à Casa é um dever para com Allah, por parte de todos os seres humanos que estejam em condições de empreendê-la, entretanto, quem se negar a isso saiba que Allah pode prescindir de todas as criaturas" (2:96-97).
Em uma das quatro colunas de Caaba está engastada a Pedra do Paraíso, Al-Hajar Al-Assuad - "A Pedra Negra".
A Caaba foi reconstruída inúmeras vezes, em diferentes épocas, como na época do avô do profeta Mohammad (S.A.A.S.), Qussai ibn Kilab, e também antes de o Profeta receber a Mensagem Islâmica. As reconstruções continuaram e, atualmente, a Mesquita de Caaba suporta mais de um milhão de fieis.
Estas ampliações e reformas que atingiram a Mesquita de Caaba incluíram, dentro do seu território, dois montes: Safa e Marwa. Na cidade de Meca e em diferentes regiões próximas existem outros sítios históricos que são considerados sagrados e religiosos e que recebem a visita, em todos os anos, de milhões de fiéis.
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