quinta-feira, 18 de agosto de 2016

CRISTIANISMO (Parte 9 - Huldrych Zwingli)


Ulrich Zwingli (*1º/1/1484- +11/10/1531)

Zuínglio nasceu em Wildhaus, onde era o filho do prefeito da cidade. Estudou em Basel (Basileia), Berna, Viena, e depois em Basel de novo, onde se graduou como Bacharel em Artes em 1504 e como Mestre em Arte em 1506.

Em Basel, absorveu os ensinos de Thomas Wyttenbach sobre as Escrituras e sobre justificação e também se tornou amigo do humanista Glareanus e de Leo Jud. Foi ordenado em 1506 e trabalhou por dez anos na paróquia de Glarus, onde provou ser um bom pastor e um hábil pregador. Continuou seus estudos humanistas, mantendo a língua grega e tentando aprender sozinho o hebraico.

Em 1513 e 1515 serviu ao exército papal como capelão dos mercenários de Glarus. Suas experiências o levaram a se opor ao sistema mercenário; era especialmente contrário ao recrutamento francês. Devido ao tumulto resultante, aceitou um novo posto em Einsiedeln em 1516.

Zuínglio permanceu estudando o Novo Testamento, principalmente sob influência de Erasmo. Em primeiro de janeiro de 1919, quando se tornou pastor da maior paróquia de Zurique, anunciou que não seguiria os textos previstos no lecionário e que pregaria sobre o Evangelho de Mateus.

Isso foi visto pela Igreja como um ato de desobediência, mas devido ao início da propagação da Peste, a confusão foi acalmada. Um terço da população de Zurique foi morta por esta peste, e no final Zuínglio contraiu a doença, levando três meses para recuperar-se, fato que lhe fez experimentar uma relação de dependência para com Deus. Isso mudaria definitivamente sua vida.

Depois disso, Zuínglio continuou a pregar o que encontrava na Bíblia, apesar disso contradizer aquilo que os rituais oficiais da Igreja diziam. Em 1522, muitos párocos de Zuínglio, amparados pelas Escrituras, desafiaram as regras da Igreja comendo carne durante a quaresma, sendo apoiados por Zuínglio.

Após muitas discussões sobre o controverso pregador, em 1523 o conselho da cidade de Zurique realizou um debate público sobre assuntos de fé e por fim as ideias de Zuinglio saíram vitoriosas. Por fim o conselho emitiu um decreto permitindo a continuidade da pregação de Zuinglio.

Dentro de dois anos, muitas mudanças na Igreja de Zuínglio já eram percebidas: as Imagens foram retiradas, sacerdotes e freiras foram autorizados a casarem-se e a missa foi substituída por um culto com ênfase quase total na Palavra.

Zuínglio estava realizando a reforma, na Suíça, porém muitas foram as oposições encontradas, não só por parte da Igreja Católica, mas também de grupos reformadores mais radicais que queriam mudanças mais rápidas.

Numa tentativa de tornar a reforma coesa, em 1529 foram reunidos Zuinglio e Lutero em Marburgo. Das quinze questões discutidas, ambos concordaram em quatorze. O dilema ficou na questão da eucaristia, onde Lutero a via como o recebimento concreto do corpo de Cristo, enquanto Zuinglio com um recebimento espiritual.

Por fim, o movimento de Zuínglio espalhou-se pela maior parte da Suíça, também pela Alemanha e chegou a Genebra de língua francesa. Porém grande porção rural ainda era dominada pela Igreja Católica.

Devido a esta batalha por territórios de influência, iniciaram-se batalhas entre as tropas católicas e as de Zurique. Zuínglio somou-se a estas batalhas como soldado e acabou morrendo aos 11 de outubro de 1531 esquartejado na Batalha de Kappel. As batalhas, pois, permaneceramainda por cem anos.

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