O que é o
Santo Daime?
1. Seita
fundada pelo seringueiro maranhense Raimundo Irineu Serra, no Acre, e
codificada por um seu seguidor, o seringueiro Sebastião Mota de Melo, dito
Padrinho Sebastião, c1960, em Rio Branco AC, a qual sincretiza elementos
cristãos, ameríndios e exóticos.
2. Utilizam
bebida alucinógena (tb. chamada ayahuasca) dada de beber aos circunstantes
durante suas cerimônias religiosas.
Os elementos
sintetizadores do Sincretismo Santo Daime
Histórico
Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferrer,
no Estado do Maranhão, em 1892. No final da primeira década do século, embarcou
para o então Território do Acre para trabalhar nos seringais, onde se
estabeleceu próximo à cidade de Brasileia, na fronteira com a Bolívia.
Foi ali que Raimundo Irineu Serra, teve sua
iniciação com a ayahuasca , recebendo a missão de uma entidade feminina
associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha da Floresta) de
expandir a doutrina e utilizar todo o conhecimento nela inserida para a cura.
Mestre Irineu não inventou a ayahuasca, foi apenas
responsável pela cristianização do seu uso, rebatizando a bebida a partir do
rogativo "Dai-me Amor", "Dai-me Firmeza". A nova seita
religiosa mesclou elementos culturais diversos como as tradições caboclas e
xamânicas, o catolicismo popular, o esoterismo e tradições afro-brasileiras.
Na década de 1930, ele inicia seus trabalhos
espirituais com um pequeno grupo de seguidores nos arredores de Rio Branco e,
com o passar dos anos, viu esse grupo aumentar em tamanho e importância no
cenário acreano. Raimundo Irineu Serra faleceu em 6 de julho de
1971.
Fugindo dos princípios da doutrina, e
desrespeitando as advertências do Mestre antes do falecimento, iniciou-se um
movimento de expansão com a criação de novos centros como o CEFLURIS liderada
por Sebastião Mota de Melo.
Em 2006, estimava-se em aproximadamente 10.000 os
seguidores dessa doutrina no Brasil e no mundo. Há centros legalmente
instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e
Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como Estados
Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.
A doutrina ficou então dividida em duas vertentes
principais:
O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU)
- Alto Santo - dirigido pela viúva do mestre, Peregrina Gomes Serra e o
CEFLURIS, fundado pelo Sebastião Mota de Melo, natural de Eirunepé, Amazonas.
O Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo
Irineu Serra (CEFLURIS) foi registrado em 1974, com sede na cidade do Rio
Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa
sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela feitio e
distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais.
Inúmeros centros independentes ou não diretamente
ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram após a expansão para o resto do país.
Um dos mais recentes desdobramentos desta expansão é o surgimento de centros
independentes, que promovem sincretismos com a Umbanda, o Hinduísmo.
Um centro considerado expansionista, mas que
ritualísticamente segue os princípios do Alto Santo é o Centro Eclético Flor do
Lótus Iluminado - CEFLI, com sede em Capixaba, Acre, e dirigido por Luiz Mendes
do Nascimento, mas com seguidores em vários locais do mundo.
O uso ritual de substâncias psicoativas como a
ayahuasca vem sendo discutido em vários países. No Brasil, o CONAD (Conselho
Nacional Antidrogas) do Brasil, retirou a ayahuasca da lista de drogas
alucinógenas conforme portaria publicada no Diário Oficial da União em 10 de
novembro de 2004, permitindo o uso ritual.
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, encaminhou em
2008 ao IPHAN,8 um processo para transformar o uso do chá de ayahuasca, em
patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Doutrina
da floresta
Chá de
Ayahuasca: alucinógeno permitido
Portanto, o Santo Daime é uma manifestação
religiosa surgida na região amazônica nas primeiras décadas do século XX.
Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de
uma bebida enteógena, a ayahuasca.
A doutrina não possui proselitismo, sendo a prática
espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e a
internalização os meios de obter sabedoria.
Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é
uma missão espiritual, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a
regeneração do seu ser.
Isto acontece porque o daimista, ao participar dos
cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de autoconhecimento, que visa
a corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, aprimorando-se como ser humano.
Nos rituais sempre há uma forte presença musical.
São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento
indígena ancestral, na maioria dos locais de culto, além de violas, flautas,
bongôs e atabaques.
Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do
século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo
Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da doutrina e por todos que o
conheciam como Mestre Irineu.
Após conhecer a bebida sacramental, chamada de
ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de
características marianas, em que um ser espiritual superior lhe entrega a
missão do Santo Daime.
Um caso
de agressão
Em 2010, Glauco Villas Boas (1957-2010), cartunista
por profissão e um dos responsáveis pela distribuição do chá em oficio religioso
na cidade de São Paulo, foi assassinado por uma pessoa que frequentou a
doutrina.
Outras fontes declaram que o jovem já sofria de problemas
psiquiátricos antes de frequentar as sessões com o Santo Daime e que estaria
passando por uma crise.
O agressor, por razões psiquiátricas de sua
inimputabilidade (diagnóstico de esquizofrenia) não permaneceu preso e
inclusive posteriormente recebeu autorização para tratamento domiciliar.
Recentemente, em setembro de 2014, tal agressor foi
novamente preso sob suspeita de latrocínio (roubo seguido de morte), estando
seu envolvimento ainda em investigação.
Estrela
utilizada pelos fardados
.
Cipó
Jagube
Legislação
para uso do chá
Em janeiro de 2010, o governo brasileiro formalizou
legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando o comércio e propagandas
do mesmo, que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com
a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam.
A bebida chegou a ser proibida no país em 1985,
sendo liberada dois anos depois, e ocorreu uma nova tentativa de proibição nos
anos 1990. Atualmente não há impedimento para o uso do chá em cerimônias
religiosas, porém não existiam orientações para o seu uso em conformidade com o
direito.
(Fonte: Wikipédia)
(Fonte: Wikipédia)
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